Durma melhor hoje à noite! Experimente a rotina yogin.



A privação do sono tem muito impacto na saúde e bem-estar das pessoas. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, Alzheimer ou doenças psiquiátricas.


Não dormir o necessário afeta o raciocínio, a concentração e a memorização, ficamos mais susceptíveis a cometer lapsos, esquecimentos ou distrações, ou a sofrer acidentes de viação. Irritabilidade e mudanças de humor bruscas são também observáveis em pessoas que dormem mal.


A dose diária de sono regula o peso, fortalece a imunidade, protege a saúde cardiovascular, repara tecidos e células e restaura a energia.


45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia. Estima-se que 25% dos portugueses sofre de insónia crónica, com especial incidência nas mulheres e idosos.


Os cientistas confirmam o que yogis e médicos ayurvédicos relatam há séculos: o sono profundo descansa o corpo e a mente. A dose diária de sono regula o peso, fortalece a imunidade, protege a saúde cardiovascular, repara tecidos e células e restaura a energia.

Um estudo recente da Universidade de Stanford descobriu que quanto menos as pessoas dormem, mais pesadas ficam. Uma duração mais curta do sono de qualidade aumenta o nível de grelina, uma hormona que nos faz sentir com fome, e suprime outro hormona chamada leptina, que nos faz sentir saciados.


Se não consegue dormir com qualidade, yoga pode ajudar.

A prática regular de Yoga pode curar diversas doenças, incluindo insónia ou distúrbios do sono. Yoga ajuda a relaxar e libertar o stress e obter sono de qualidade.


O Bhagavad Gita (6: 16-18) oferece uma mensagem de moderação para os praticantes:

Yoga é harmonia. Nem para quem come demais, nem para quem come de menos; não é para quem dorme pouco, nem para quem dorme muito.


Harmonia em comer e descansar, em dormir e em ficar acordado: uma perfeição em tudo o que se faz. Este é o Yoga que extrai paz de todas as dores.


Quando a mente de yogin está em harmonia e encontra descanso no Espírito interior, cessados todos os desejos inquietos, então é um Yukta, Um com o Todo.


O Bhagavad Gita é antigo, é claro, e por isso não aborda o uso vertiginoso de comprimidos para dormir na nossa sociedade, mas é fácil adivinhar o que este texto sagrado diria: Quando dependemos de pílulas para dormir, estamos apenas mascarando os nossos problemas. Yoga ensina-nos a nos tornarmos o mestre da nossa mente, não um escravo dela. Quando os pensamentos começam a nos manter acordados à noite, a nossa saúde mental precisa ser tratada, não suprimida.


A medicina Ayurvédica diz que todas as doenças são causadas por alguma forma de indigestão. A indigestão mental e emocional são as causas mais comuns de insônia. Carrie Demers, médica, que usa ayurveda na sua prática médica, explica: "Seja a nível físico, mental ou emocional - sofremos de indigestão quando não terminamos de extrair o que é útil e eliminar o que é indigesto."


Uma boa noite de sono está ao alcance e o tratamento recomendado é estabelecer uma rotina de relaxamento para dormir.


Yoga e Ayurveda oferecem uma variedade de métodos que vão à causa raiz da insônia, e funcionam num nível profundo e subtil e têm apenas efeitos secundários positivos.

Siga a rotina noturna recomendada pessoalmente pela Prof. Márcia Rocha:

  • limite a ingestão de cafeína, nicotina e álcool; se beber café faça-o apenas na parte da manhã;

  • ao final do dia pratique os seguintes ásanas (posturas de yoga): Uttanasana, Marjariasana, Balasana, Malasana, Viparita Karani e inclua Nadi Sodhana pranayama neste seu ritual para aliviar a tensão, acalmar a respiração, meditar e relaxar (siga o vídeo, clique aqui);

  • o jantar deve ser entre as 20 e as 21 horas;

  • ouça musica relaxante (mantras)

  • leia um livro que acalme a mente, recomendo "Meditações para a manhã e para a noite" de Louise L. Hay

  • trate o quarto de dormir como um santuário pessoal: não permita coisas que distraem, como TV, telefone, ou computadores; desconecte-se, não permita que os aparelhos electrónicos lhe roubem uma boa noite de sono;

  • tome um sedativo herbal: misture partes iguais de tagara (valeriana wallichi) em pó, valeriana (valeriana officinalis) e camomila. Coloque 1/4 colher de chá da mistura numa chávena com água morna e beba ao jantar ou antes de dormir;

  • vá para a cama (entre as 22 e as 23 horas) e acorde à mesma hora todos os dias, assim cria uma rotina saudável para o seu bio-ritmo;

  • use óleo essencial de lavanda na almofada, num difusor no quarto e na sola dos pés para ajudar a relaxar.

Experimente esta rotina durante 4 dias.

É o começo de uma nova etapa na sua jornada.

Até à próxima, desejo-lhe uma noite descansada e um sono maravilhoso!


P.S.- Fale-me sobre os seus sucessos e fracassos; eu adoraria saber de si.



34 visualizações

Segue-nos

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle

​© 2020 Academia NOVA ERA