Yoga tem benefícios para asmáticos

As pessoas que sofrem de asma podem ter uma melhor qualidade de vida e menos sintomas se começarem a praticar yoga.


Será o medo de que mais uma crise de asma o/a impeça de praticar o seu desporto favorito ou de aproveitar a sua vida ao máximo?


Não deveria ser você a pessoa que dita as regras da sua vida ao invés da sua doença?


Até hoje provavelmente já procurou diversas maneiras de combater a sua asma. Já considerou uma das soluções mais simples e promissoras – YOGA?


A asma é uma doença crônica de grande prevalência populacional e que sempre desperta o interesse no desenvolvimento de terapias complementares à medicina tradicional.

A revisão científica publicada na Cochrane Library, conclui que a prática de yoga mostra-se benéfica para as pessoas com este problema respiratório.


De acordo com os investigadores, citados pelo site Science Daily, a prática de yoga pode ajudar os pacientes com asma uma vez que é uma atividade centrada na respiração e na concentração durante o ato de respirar, o que pode ajudar a controlar alguns ataques súbitos ou momentos de falta de ar.


A conclusão surgiu depois de terem sido analisados 15 estudos anteriormente realizados e que envolveram mais de 1000 pessoas de diferentes países da Europa, Índia e Estados Unidos.

Os efeitos positivos do yoga foram notórios, mas a revisão final alerta para a necessidade da prática desta modalidade não ser vista como um substituto ao tratamento habitual.


O yoga deve ser incluído na rotina das pessoas com asma, que devem continuar a tomar os medicamentos previamente prescritos pelo médico.


Desde que devidamente orientadas por um profissional experiente e com certificação, as seguintes técnicas de respiração e posturas de yoga podem ajudá-la/o a minimizar sintomas e efeitos da asma:


1. Respiração Profunda - técnica de yoga que utiliza os pulmões na capacidade máxima e nos ajudam a respirar corretamente.

2. Pranayama Nadi Shodhana (técnica de respiração das narinas alternadas)

Comece com este pranayama (técnica de respiração) para acalmar a sua mente e aliviar o seu corpo do stress acumulado. Esta técnica de respiração tem um efeito de cura em muitos problemas respiratórios e circulatórios.

3. Ardha Matsyendrasana

Esta posição abre o peito e melhora o fluxo sanguíneo (e assim de oxigénio) para os pulmões, reduzindo assim a probabilidade da asma a/o restringir.

4. Pavanamuktasana ou Apanasana

Esta postura é benéfica para pessoas com asma pois massaja os órgãos abdominais e ajuda na digestão e libertação de inchaço abdominal que pode estar a exercer extra pressão sobre os pulmões.

5. Setu Bandhasana

A postura da Meia-Ponte abre o peito e os pulmões e reduz os problemas da tiróide. Também melhora a digestão e é bastante efetiva para pessoas com asma.

6. Bhujangasana

A posição da Cobra expande o peito, melhora a circulação sanguínea e é altamente recomendada para pessoas com asma.

7. Adho Mukha Svanasana

Esta postura ajuda a acalmar a mente, alongar toda a parte posterior do corpo, aliviar o stress e é benéfica para pessoas com asma e sinusite.

8. Badhakonasana

A postura da Borboleta estimula e melhora a circulação sanguínea, alivia a fadiga e tem um efeito terapêutico sobre a asma.

9. Purvottanasana

A postura do Plano Inclinado abre o peito e assim estimula o sistema respiratório, a glândula tiróide e também fortalece os pulsos, braços, costas e a coluna.

10. Shavasana

Encerramos sempre a prática de yoga deitando-se por alguns minutos na postura do cadáver. Esta posição leva o corpo a um estado meditativo, rejuvenesce e ajuda a reduzir a pressão e a ansiedade. Um corpo e uma mente calmos e relaxados são essenciais para combater a asma.


Comece já a praticar. Inscreva-se nas nossas aulas.


Aproveite o nosso programa INNER rEVOLUTION.


Faça o nosso Curso/Retiro “Fundações do Yoga”

(envie-nos uma mensagem academianovaera@netmadeira.com )


O seu controle sobre a asma irá permitir-lhe escolher o quanto quer aproveitar a vida. O yoga permite-lhe expandir as suas capacidades e viver a vida com todo o seu potencial.


A prática de yoga ajuda a desenvolver o corpo e a mente trazendo muitos benefícios à saúde, mas não substitui a medicina. É importante aprender e praticar as posturas de yoga sob a supervisão de um(a) profissional experiente e com certificação.


Precisa de mais informações sobre cursos ou quer deixar a sua opinião? Escreva-nos para academianovaera@netmadeira.com .


Referências:

Aaron, S. Effects of Yoga in Patients with Asthma. Am Fam Physician. 2017 Aug 1;96(3):159-160. Yang ZY, Zhong HB, Mao C, et al. Yoga for asthma. Cochrane Database Syst Rev. 2016;(4):CD010346

https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/11/2513/rdt_v21n4_192-193.pdf


11 visualizações